(11)

(11)

Caixa de Entrada

Gostou? compartilhe!

Aparentemente simples, a ligação elétrica de um ambiente construído exige uma série de componentes que garantam a segurança dos usuários e uma utilização satisfatória de eletrodomésticos e equipamentos no geral. A partir de um determinado ponto, a responsabilidade pela distribuição de energia passa da concessionária para o usuário, e o equipamento que marca esta transformação é a caixa de entrada. Instaladas do lado de fora, possuem proteção em metal e vidro, e abrigam ligações importantes feitas por fios e acessórios, conectando a rede pública até o relógio medidor.

Também chamada de caixa de medição, é o dispositivo elétrico responsável pela entrada da energia a ser distribuída nos ambientes, além de abrigar o medidor de consumo e um sistema de proteção, este último formado por disjuntores ou fusíveis. É imprescindível ter este equipamento em bom estado, posto que é ele que irá definir se a energia chegará a contento até todos os lugares onde existe a demanda por ela. Outros detalhes a respeito do equipamento abaixo:

  • Apresenta duas tensões à disposição, tanto 110V quanto 220V;
  • Os modelos mais atuais empregam disjuntores de proteção no lugar de fusíveis tipo cartucho;
  • Seus três fios são responsáveis pela comunicação com o medidor que indica o consumo. Um fio central ou neutro faz a proteção do sistema ao se interligar com uma barra de terra.

Ter um sistema elétrico completo e protegido é fundamental para o perfeito funcionamento de equipamentos e eletroeletrônicos.

Tudo em material elétrico para instalações seguras

A loja da Inova SP localizada no bairro de Pinheiros, São Paulo, tem equipamentos e itens elétricos para tornar sua casa, comércio ou indústria mais seguros quando o assunto é energia. Entre agora em contato, visite o site e tenha acesso às melhores marcas do mercado.