(11)

(11)

Tomada

Gostou? compartilhe!

Apesar de padronizada aqui no Brasil, a tomada que utilizamos é o modelo considerado universal, mesmo boa parte do mundo não o utilize. Sua disposição de três pinos, sendo um deles responsável pelo aterramento elétrico, que garante que os aparelhos não queimem em caso de descarga elétrica repentina. Apenas a África do Sul possui o mesmo tipo de plugue, o que não significa uma incompatibilidade total, uma vez que a tomada do “tipo C”, comum em boa parte da Europa, é composto por duas entradas exatas ao modelo brasileiro e o uso de um simples adaptador poderá resolver o problema.

No entanto, ao todo, existem cerca de quinze tipos diferentes espalhados pelo mundo, o que pode dificultar a vida de pessoas que viajam para países onde o formato é completamente inadequado. Outro dificuldade está relacionada às fabricantes de produtos elétricos que pretendem expandir o seu negócio, exportando o produto. Nesse caso, o aparelho deverá se atentar ao padrão de cada região, para que esse não seja um motivo de desistência de compra dos consumidores locais. Além dos plugs fixados às paredes, existem outros tipos, quais sejam.

  • Filtro de linha, popularmente confundida com extensão de linha. O filtro, porém, é mais seguro;
  • Pluges de piso;
  • Ficha industrial, recomendada para aparelhos robustos;

Independente do estilo, esses plugs devem seguir às normas de segurança do país, inclusive com a identificação de cores que demonstra a voltagem de cada entrada. O uso correto dos dispositivos permite que os seus aparelhos não fiquem expostos aos danos.

Tudo em material elétrico

A Inova SP está há 10 anos no mercado de materiais elétricos, sempre com produtos de alta qualidade e atendimento ao cliente impecável. Procure hoje mesmo a Inova SP e saiba mais.